domingo, 10 de fevereiro de 2013

Catequese 16: Jesus fala com o seu Pai


Olá a todos!


Esta catequese teve como objetivos principais descobrir que Jesus dialogava com o seu Pai através da oração, lembrar o gosto que temos de falar com a nossa família e fazer com que as crianças se comprometam a rezar todos os dias.
Como temos vindo a observar as crianças gostam imenso de conversar e como já conseguem estabelecer entre si longas conversas, sobretudo quando estas se prendem à ação: brincar, estudar, ajudar. Mas, com quem elas gostam muito de estabelecer diálogo, é com os adultos. São estes que lhes ensinam coisas importantes, desvendam segredos e mistérios, vencem medos e ajudam a crescer. Aprendem, imitando; aperfeiçoam-se, conversando.
São os pais, aqueles em quem elas mais confiam e com quem sentem segurança neste caminho de aprendizagem; e o pai, em particular, ao falar com a criança, dá-lhe uma força tal, que é como se lhe passasse um certificado de emancipação.
Esta experiência de escuta, seja com o progenitor, seja com alguém que realmente a ame, é fundamental para que a criança compreenda a atitude de Jesus: Ele gosta de dialogar com seu Pai e fala dele.
Nesta catequese, dá-se especial atenção ao diálogo, como experiência humana. É indispensável que se tenha conhecimento prévio da situação familiar de cada uma das crianças e se conduza bem o diálogo. Só assim se pode contribuir para que elas consigam ganhar gosto de falar com Deus Pai – mesmo sem O verem – no segredo do coração e percebam que Deus nunca se esquece de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário