quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Os vossos tesouros!

Olá a todos!

A Sara também já enviou a caixa do tesouro dela. Mandem também a vossa!








Caixa do tesouro da Sara Barbosa


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Os vossos tesouros!

Olá a todos!

A Gabriela já enviou a caixa do tesouro dela. Mostrem também a vossa!






Caixa do tesouro da Gabriela Manso

2º Domingo da Quaresma


2º Domingo da Quaresma


2ª Pista: Lc 9, 28-29.35 
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar. Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. (…) Da nuvem saiu uma voz, que dizia: «Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O».  





Segundo domingo da Quaresma: Jesus transfigura-se. Os seus amigos Pedro, João e Tiago podem ver toda a luz que vem Jesus. Ficam espantados por perceberem diante de quem estão: Jesus é o Filho de Deus, o próprio Deus que caminha com eles. A voz que vem da nuvem confirma isso mesmo e faz um convite: escutar Jesus! 
A Deus não O vemos… mas em Jesus, porque é Deus e Homem, podemos aproximar-nos mais de Deus, porque o próprio Deus se aproxima de nós! Que bom é termos Jesus! Ele é o mais precioso Tesouro que o Céu nos oferece! 
Acreditar é conhecer, escutar, seguir, imitar, amar Jesus… Escutar e falar com Ele (ou seja: rezar) para que Ele nos ajude a transfigurar a nossa vida, para a tornar mais bonita e verdadeira.

Catequese 17: Jesus é amigo de todos



Jesus, como amigo de todos, é talvez o aspeto mais atraente de Jesus, que pode e deve servir para a vivência da sua mensagem.
As crianças estão a entrar numa faixa etária, em que - não deixando a tendência por vezes acentuadamente individualista, mas necessária para aquisição da sua personalidade, - passam a uma abertura, cada vez mais acentuada, para outro, o colega de escola ou da catequese. Isto é, apreciam cada vez mais ter amigos e dispõem-se a colaborar na aquisição e manutenção dessa amizade. A começar pelo grupo da catequese em que um dos objetivos é conseguir que entre as crianças se estabeleçam laços de verdadeira amizade. Assim É importante que as crianças, lentamente, vão ganhando consciência de que fazem parte da Igreja de Jesus Cristo, a Igreja onde Deus, seu Pai, se revela e Ele continua a atuar.

Parabéns Daniela e Ana Rita!



Olá a todos!

Esta semana fizeram anos a Daniela Costa dia 19 de fevereiro, e a Ana Rita Gomes no dia 22 de fevereiro!
 Muitos Parabéns a todos!

As catequistas desejam a todos as maiores felicidades!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Os nossos tesouros!




Caixa do Tesouro do grupo das catequistas
Cláudia
Emília
Filomena
Mariana











Caixa do Tesouro do grupo das catequistas
Carla Pinto
Carla Rocha
Ivo
Tânia












Caixa do Tesouro do grupo das catequistas
Céu
Diana
Elisabete










Caixa do Tesouro do grupo das catequistas

Aldina
Filomena
Lurdes
Paula









Ficamos à espera que nos enviem fotografias dos vossos!

Até Domingo no horário e local habitual :)

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Início da Quaresma



Hoje a catequese deu início à caminhada da Quaresma que começou na Quarta Feira de Cinzas. As crianças descobriram que Quaresma são 40 dias de caminhada onde têm de ultrapassar diversos desafios e tentações. Este vai ser um tempo de descobertas para construírem um grande Tesouro! Para tal ao longo das várias semanas levarão para casa as pistas, estas têm sempre: uma introdução a partir do texto do Evangelho de cada domingo; uma proposta de atividade e de oração na qual, quanto possível, se envolvem as famílias e uma proposta de síntese que será o «tesouro» que cada um vai colocar na sua Caixa do Tesouro.
Nelas encontram todas as indicações necessárias para que possam ir fazendo a sua descoberta do «Tesouro da Fé».
Na primeira semana cada catequizando é convidado a construir, em casa, a sua Caixa do Tesouro, na qual irá guardar as descobertas/tarefas que vai realizando.

                                           
1ºDomingo

1ª Pista: Lc 4, 1-4

Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão. Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo Diabo. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome. O Diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’».

Primeiro domingo da Quaresma: Jesus é tentado! Tem de fazer escolhas: o que será melhor? Qual o caminho a seguir?... Para encontrar as respostas parte da sua confiança no Pai, e responde a partir do conhecimento que tem do que está escrito, ou seja da Palavra de Deus na Bíblia.
Acreditar em Deus é confiar n’Ele! Saber que Ele quer o melhor para nós, e que escutar a sua Palavra nos ajuda a ter uma vida boa, verdadeira, bela, plena, feliz. Por isso a primeira palavra que dizemos a Deus quando professamos a nossa Fé é: «Creio», ou seja, acredito, confio em Ti!

Parabéns Matilde, Diogo, Natália e Sandro!


Olá a todos!

Esta semana fizeram anos a Matilde Pinto dia 11 de fevereiro, o Diogo Baltazar e a Natália Guedes no dia 12 de fevereiro! Hoje faz anos o Sandro Campos!
 Muitos Parabéns a todos!

As catequistas desejam a todos as maiores felicidades!


domingo, 10 de fevereiro de 2013

Aviso


No dia 17 de fevereiro a catequese será no salão paroquial, pelas 9h30m, para as crianças do 1º e 2º ano da catequese. Iremos começar com a caminhada da quaresma. Estejam atentos. Ainda esta semana haverá a celebração de cinzas no dia 13 de fevereiro, pelas 21h na igreja paroquial.


Boa semana :)

Oração da Noite




Oração da Noite



Muito obrigado; Jesus,
pelo dia que passou
perdoa as minhas maldades,
Tu bem sabes como eu sou.
Uma noite descansada
eu Te peço, ó meu Jesus,
dá a todas as pessoas Teu amor e tua luz

Catequese 16: Jesus fala com o seu Pai


Olá a todos!


Esta catequese teve como objetivos principais descobrir que Jesus dialogava com o seu Pai através da oração, lembrar o gosto que temos de falar com a nossa família e fazer com que as crianças se comprometam a rezar todos os dias.
Como temos vindo a observar as crianças gostam imenso de conversar e como já conseguem estabelecer entre si longas conversas, sobretudo quando estas se prendem à ação: brincar, estudar, ajudar. Mas, com quem elas gostam muito de estabelecer diálogo, é com os adultos. São estes que lhes ensinam coisas importantes, desvendam segredos e mistérios, vencem medos e ajudam a crescer. Aprendem, imitando; aperfeiçoam-se, conversando.
São os pais, aqueles em quem elas mais confiam e com quem sentem segurança neste caminho de aprendizagem; e o pai, em particular, ao falar com a criança, dá-lhe uma força tal, que é como se lhe passasse um certificado de emancipação.
Esta experiência de escuta, seja com o progenitor, seja com alguém que realmente a ame, é fundamental para que a criança compreenda a atitude de Jesus: Ele gosta de dialogar com seu Pai e fala dele.
Nesta catequese, dá-se especial atenção ao diálogo, como experiência humana. É indispensável que se tenha conhecimento prévio da situação familiar de cada uma das crianças e se conduza bem o diálogo. Só assim se pode contribuir para que elas consigam ganhar gosto de falar com Deus Pai – mesmo sem O verem – no segredo do coração e percebam que Deus nunca se esquece de nós.

Parabéns Inês e Helena!


Olá a todos!

Esta semana fizeram anos a Inês Santos dia 6 de fevereiro e a Helena Godinho dia 8 de fevereiro! Muitos Parabéns a todas!

As catequistas desejam a todos as maiores felicidades!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Oração da manhã


Oração da manhã


Jesus, eu já acordei
Quero dizer-Te «bom dia»,
De manhã até à noite
Sê a minha companhia
Ó Jesus, meu bom amigo,
Ó Jesus meu bom irmão,
Quero levar-Te comigo
Guardado no coração

Catequese 15 - Jesus Gosta do seu Pai


Olá a todos!

Nesta catequese falamos sobre Deus Pai e o amor de Jesus pelo seu Pai,
Realçamos às crianças que Deus é um Pai que as ama sempre.
Nesta fase etária as crianças, já se sentem grandes, manifestam uma forte tendência para imitar os adultos. Entre estes a figura dos pais é a que mais sobressai. O pai tem para elas uma grande importância: é o melhor, o mais forte, o que mais sabe; um verdadeiro herói na sua vida. É a figura do pai quem mais lhe inspira confiança, segurança e força. A criança não se cansa de admirar, contemplar e sobretudo elogiar o pai junto dos seus amigos.
Com base nesta experiência humana, esta catequese pretende apresentar Jesus como Aquele que também ama muito o seu Pai, e que o Pai de Jesus é o melhor de todos os Pais, porque é Deus – nunca se engana – e é Pai de todos nós, mesmo dos nossos pais.

Com base nesta experiência e porque toda a criança se maravilha quando o pai lhe dedica muito tempo, a escuta e ajuda a crescer, queremos nesta catequese iniciar a criança no diálogo assíduo e amoroso com Deus Pai. Daí a oração da manhã. Qual é a criança e o pai que pela manhã não gostam de ouvir os bons dias que tem para dar um ao outro? Deus é também o Pai que gosta de ouvir o nosso bom dia. A criança começará a perceber que rezar pela manhã é dar receber de Deus Pai um gesto parecido ao que recebe dos pais.

Parabéns Marisol!


Olá a todos!

Esta semana fez anos a Marisol Rodrigues, no dia 30 de janeiro!
Muitos Parabéns!


As catequistas desejam as maiores felicidades!

Sugestão de Oração!


Olá a todos!


Deixamos aqui uma sugestão de oração que junta as catequeses "Jesus cresce em Estatura"/"Jesus cresce em Sabedoria" e "Jesus cresce em Graça"

"Jesus, tão bom, tão meu amigo,
na tua casa, na cidade de Nazaré
crescias em estatura e sabedoria.

Ajuda-me a crescer como Tu.
diante de Deus e dos meus pais.

Para crescer em estatura,
cuidarei da minha saúde.

Para crescer em sabedoria,
estarei com atenção na escola.

Para crescer em graça,
amarei a Deus que é Bom."

 (In "Perto de ti, Jesus, Livro de Orações para crianças" (1.º 2.º e 3.º anos de catequese), Pedrosa Ferreira, Edições Salesianas)