segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Catequese 14 - Pai Nosso que estais nos Céus

Para esta catequese os objetivos foram: 

– Compreender o sentido da invocação “Pai Nosso que estais nos Céus”;
– Descobrir a paternidade divina como modelo e fonte da paternidade e maternidade humanas;
– Rezar pelos pais e mães (ou outros educadores).



“Pai”
Escreve o poeta que “todo o homem quando é pai, toda a mulher quando é mãe, são a imagem de Deus, de onde toda a vida vem” (F. Melro).

“Pai Nosso”
Na versão de Mt 6, 9, ao termo “Pai” é acrescentado o pronome possessivo “Nosso”. Não para exprimir “uma posse, mas sim uma relação totalmente nova com Deus”
Este “nosso”, que assim assenta na nossa condição de povo de Deus, tem o seu fundamento em Cristo. Rezando ao «nosso» Pai, é ao Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nós nos dirigimos pessoalmente. Sempre que rezamos, Ele reza connosco, uma vez que é o seu Espírito divino que reza em nós.  “Gramaticalmente", «nosso» qualifica uma realidade comum a várias. Há um só Deus que é reconhecido como Pai por aqueles que, pela fé no seu Filho Único, renasceram d’Ele pela água e pelo Espírito. Por fim, se rezamos em verdade o «Pai Nosso», saímos do individualismo, pois o amor que nós acolhemos dele nos liberta.

“Pai Nosso que estais nos Céus”
Céus, “não significa um lugar («o espaço»), mas um modo de ser; não é o distanciamento de Deus, mas a sua majestade. O nosso Pai não está «algures», está «para além de tudo» o que podemos conceber da sua santidade. «É com razão que estas palavras: ‘Pai Nosso que estais nos Céus’ se referem ao coração dos justos, nos quais Deus habita como em seu templo. Por isso, também aquele que ora há-de desejar ver morar em si Aquele a quem invoca» (S. Agostinho). «Os ‘Céus’ também poderiam muito bem ser aqueles que trazem em si a imagem do mundo celeste e em quem Deus mora e passeia» (S. Cirilo de Jerusalém)” (Ibidem2794). Rezamos ao nosso Pai que está nos céus, para que os pais e mães, nomeadamente os das crianças da catequese, sejam verdadeiros mediadores e reveladores de Deus para os seus filhos... pondo também os filhos a rezar por eles... e não esquecendo que a oração da fé ou a fé em oração tudo pode, a oração em que, quais filhos tão amados, nos entregamos confiantes a Deus nosso Pai.


Não esqueçam de rezar todos os dias!

Beijinhos a todos e até para a semana!



Sem comentários:

Enviar um comentário